Publicada em: 18/10/2021 06:21
O paÃs vivenciou em 2021 uma das piores secas dos últimos 91 anos. Vários reservatórios ficaram muito baixos e a conta de energia elétrica do brasileiro aumentou com o acionamento pelo governo federal da âbandeira tarifária escassez hÃdricaâ, que entrou em vigor em 01 de setembro e vai até 30 de abril de 2022.
Numa das mais importantes regiões produtoras de Minas Gerais, o rio Uberaba, principal manancial de abastecimento da cidade, apresentou estresse hÃdrico e o Instituto Mineiro de Gestão das Ãguas (IGAM) restringiu até 23 de outubro o volume permitido de captação de água na bacia hidrográfica, com percentuais para várias categorias de captação.
Para uma maior conscientização da população sobre a necessidade de economizar água, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), juntamente com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), lançou uma campanha especÃfica para Uberaba com o mote âRepense seu consumo: água e energia, se não economizar, vai faltarâ.
A campanha envolve spots para rádio, anúncios de jornal, 20 outdoors espalhados nos pontos principais da cidade, rede social e influencers, visando a disseminação de informações sobre a crise hÃdrica pela qual passa o paÃs e sensibilizando para que cada um faça sua parte para superar este desafio, racionalizando o uso da água e da energia.
São Pedro âacordouâ e retomou com as chuvas na região Centro-Sul do paÃs, o rio Uberaba já está com um volume melhor de água, porém, a campanha de economia de água irá continuar no municÃpio.
A escassez de água é um dos efeitos mais graves da mudança climática, e está ocorrendo em áreas que nunca tinham experimentado uma situação de redução hÃdrica tão severa. âà preciso conscientizar a população todo o ano para que faça o uso mais racional da água, se não vai faltar, afetando a geração de energia elétrica, insumo básico para nossa sociedadeâ, diz o presidente da SIAMIG, Mário Campos.
Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...