• (34) 3312-2733   (34) 3332-3849   (34) 99163-1100
  • cigra@cigra.com.br  

Coletivo AFROntar-se promove roda de conversa na 7ª ExpoCigra Fiemg

Publicada em: 12/10/2019 12:12

Pela primeira vez, o Coletivo AFROntar-se participa da 7ª edição da Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg). Será no dia 18 de outubro (sexta-feira), entre 17h e 19h, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, no espaço chamado de Lounge. A atividade é aberta ao público. O objetivo é debater os desafios da mulher negra na sociedade e, especialmente, no mercado de trabalho, potencializando a conscientização sobre temas como a equidade de gênero dentro de ambientes empresariais.

A roda de conversa é realizada, periodicamente, há quatro anos, em Uberaba e região. O Coletivo AFROntar-se promove ações para pensar, debater e incluir o negro em todos os espaços. “Nessa roda de conversa, colocamos a mulher negra como foco, o que é muito importante porque ela está no seio familiar, como a representante da família, e tem enorme poder multiplicador nesse empoderamento. Colocá-la em todos os espaços é de extrema importância, afinal, ela é a base dessa sociedade. Quando uma mulher negra se movimenta, toda sociedade se movimenta junto com ela”, conta a integrante do Coletivo AFROntar-se, Agnes Maria Araújo Anjos.

Em 2016, por meio do AFROntar-se, o projeto “Empoderação das Pretas” ganhou o Prêmio Antonieta de Barros - Jovens Comunicadores Negros e Negras, concedido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Atualmente, o coletivo tem sede própria e oferece atendimento psicoterapêutico para pessoas negras a preços acessíveis.

A 7ª ExpoCigra Fiemg é realizada pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), da Mosaic Fertilizantes, do Grupo Petrópolis, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Material Elétrico e Fundição de Uberaba (Simefu) e do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM).

A perspectiva é valorizar as cadeias produtivas importantes na economia da região: Alimentação, Bebidas, Calçados, Construção Civil, Gráfica, Mármore e Granito, Mecânica, Metalúrgica, Material Elétrico e Fundição, Móveis, Panificação, Plástico, Vestuário e Agronegócio (segmentos da Pecuária e Sucroenergético). Todos os detalhes da programação estão em expocigra.com.br.

Clique abaixo e ouça a opinião da integrante do Coletivo AFROntar-se, Agnes Maria Araújo Anjos. 

4a797353110b5674b1711ab236a17a49.mp3

Outras Notícias

© 2024 EXPOCIGRA FIEMG - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS